segunda-feira, dezembro 11, 2006

Morreu Pinochet!

Há já algum tempo que não escrevia para O Agitador Operário devido a falta de tempo disponível , no entanto, a morte de uma personagem tão detestável como Pinochet vale a pena perder uns minutos.
O texto que se segue não se destina a chorar a sua morte mas sim a expressar a minha revolta devido à impunidade que esta morte tardia representa. Realmente, é revoltante que um assassino representante da burguesia imperialista como Pinochet passe impune. Ele deveria ter sido julgado e sua sentença executada sem piedade.
Está demonstrado também que governos de Frente Popular como o de Salvador Allende são duplamente nocivos para a classe trabalhadora: primeiro, porque iludem as massas e impedem a classe trabalhadora de realizar a sua verdadeira emancipação, destruindo o Estado burguês; segundo, porque, em defesa da "democracia" (burguesa, é claro), permite que fascistas como Pinochet escapem à necessária repressão por parte das massas populares. O caso de Franco na Espanha é análogo a este.
No entanto, é necessário realçar que os responsáveis pelo regime de Pinochet estão bem vivos e continuam a reprimir os povos de todo o mundo: os E.U.A, apoiados pela burguesia imperialista internacional, representada pelos seus governos nacionais.